Ementas Literárias

Coordenação e Concepção:
Gil Castro; Nadine Santos; José Manuel Mendes; Cecília Leão

No âmbito da criação da Cátedra Alumni Medicina – Professor Pinto Machado, em Abril de 2018 reabrimos o Restaurante Joaquim Pinto Machado com a edição periódica de 4 Ementas Literárias por ano – Primavera, Verão, Outono e Inverno, até ao momento num total de 13 edições. Em todas elas temos contado com a preciosa e imprescindível contribuição de vários docentes, investigadores e funcionários, estudantes MIMED e Alumni Medicina, citados em cada uma das edições em que participaram. Iniciamos com a edição Coletânea Primavera | Abril 2018, esperando que a viagem, por cada prato de letras nas suas páginas acrescido de tons de música e cor, comporte uma agradável experiência para todos os sentidos!

Continuar a “semear” …
Momento de partilha
Momento de reflexão

Para todos, com o contributo de todos!

O Livro "No Sótão do Pensamento"

(Em parceria com o Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho - NEMUM)

Coordenação:
Pedro Morgado & NEMUM

A 1ª edição do livro “No Sótão do Pensamento” ocorreu em 2003, iniciando uma série de publicações do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM). Conforme inscrito na mensagem de abertura do 1º volume:

(…) este é um Sótão do “Edifício Científico, Educativo e Humano da Escola de Ciências da Saúde, a que o Professor Pinto Machado faz referência na Mensagem Final do Relatório anual de 2002 do Curso de Medicina. (…). Este Sótão assume-se como mais uma etapa deste desejo coletivo de formar médicos para o futuro de Portugal e do Mundo (…). Deste “Sótão” irá brotar alegria e serenidade e, abraçados ao sonho e à vida, nele vamos encontrar inspiração para mostrar ao Mundo que “Ser Médico” é dar-se aos outros em plenitude, num anseio de eterno saber e também de poesia! (…)”.

Até ao momento ocorreram três edições do Sótão no Pensamento (2003, 2006 e 2012) dedicadas à promoção da cultura da escrita e da libertação das emoções, não só através da poesia, mas também da prosa. Neste Sótão, alunos e professores juntam-se no espírito assumido e proclamado pelo Professor Pinto Machado, na promoção e incentivo da vertente humanística de toda a comunidade da Escola.

“Os poemas e os textos em prosa – tantas vezes poesia também -, que os autores partilham no Sótão do Pensamento, são mensagens que nos desvendam a alma de quem os escreve, os trespassados de uma doçura indizível, ora imbuídas de inocência e ternura, ora desenhadas com imagens de incerteza, ora tocadas pelo mistério da vida, ou simplesmente sentidas na alma e expressas em metáforas por vezes inquietantes.”

Estamos de regresso, com a preparação de uma nova edição – No Sótão do Pensamento IV. Esta quarta edição, na continuação dos princípios que sustentam as anteriores, será a (re)afirmação da cultura da escrita e da libertação das emoções, não só através da poesia, mas também da prosa no propósito de celebração do impulso à edificação do médico em todas as suas valências.

Edições:

No Sótão do Pensamento I, Edição 2003
No Sótão do Pensamento II, Edição 2006
No Sótão do Pensamento III, Edição 2012

No Sótão do Pensamento IV, Edição 2021 – 2022
(em construção)

Oficinas de Literatura e Leitura

Responsável: José Manuel Mendes / Visiting Scholar da Escola de Medicina; Escritor, Poeta e Presidente da Associação Portuguesa de Escritores

Coordenação na EM-UM:
Nadine Santos & João Bessa

As Oficinas de Literatura tiveram início em 2018. Os encontros literários em 2018 e 2019 decorreram, tendo como objetivo estimular a reflexão e a produção literária de todos os que na comunidade da Escola de Medicina neles pretendam participar. As Oficinas de Literatura, para além do diálogo com textos literários, promovem escrita criativa e momentos de leitura reflexiva. São propostos aos participantes exercícios de criação de prosa e/ou de poemas, abrindo possibilidades de criação narrativa ou poética.

As Oficinas foram interrompidas em 2020 e serão retomadas a partir de Setembro 2021, em formato presencial e/ou virtual. Indo ao encontro do desejo manifestado pelos participantes das edições anteriores, a nova programação inclui a realização de um Clube de Leitura, no final de cada ciclo de Oficinas.

Reabertura e programação a anunciar brevemente.