A CÁTEDRA

Mensagem do Coordenador

Bem-vindos à Cátedra Alumni Medicina – Professor Pinto Machado.

É uma honra e um enorme privilégio inaugurar a Cátedra Alumni Medicina – Professor Pinto Machado.

Ao longo da nossa relação com o mundo e com os outros, vamos construindo o nosso “espaço de valores e de virtudes humanas”, individual e coletivamente.  A riqueza deste espaço fica marcada pela vivência dos encontros com as Pessoas que vão preenchendo, passo a passo, dia-a-dia, momento a momento, a caminhada da nossa vida. Todos, na Escola de Medicina (anteriormente designada por Escola de Ciências da Saúde), que tive o privilégio de acompanhar desde a sua criação, fazem parte das Pessoas que marcam indelevelmente a riqueza da nossa vida.

Aqui nesta Escola, começamos com um pequeno grupo de pessoas, às quais se foram juntando muitas outras, sonhadoras, entusiastas e empenhadas. Em todos, a competência, a capacidade de trabalho e o entusiasmo foram sempre uma constante. Esta Escola e o seu Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, o ICVS, são bem a expressão de uma “cultura colaborativa”, a todos os níveis.

A medicina de hoje, para além do imprescindível conhecimento biomédico e treino clínico, é, também, cada vez mais uma medicina ético – relacional. É a medicina da dignidade humana, do auscultar o sofrimento que não se pode alhear da totalidade “Pessoa” e do cuidar do todo nas suas múltiplas e complexas dimensões. Acreditamos que os jovens médicos aqui formados estarão sempre comprometidos em serem Médicos capazes de prosseguir com êxito a sua formação profissional e empenhados em serem peritos em ciência, arte e consciência. Bons Médicos e Médicos Bons!
Como diz o poeta Sebastião Gama, Pelo Sonho é que vamos (…). O empreendimento da construção do “Edifício Científico, Educativo e Humano” da Escola de Medicina prossegue em várias frentes. A Cátedra JPM é mais uma delas, renovando-se a semente do que foi concebido, fundado e realizado pelo Professor Joaquim Pinto Machado.

Para a concretização dos nossos sonhos enumero, ao modo de receita, 10 ingredientes essenciais:
– O querer;
– O aprender a saber fazer;
– O fazer;
– A paixão pelo que se faz;
– O prazer do conhecimento;
– O ser estudante por toda a vida;
– O dar o exemplo;
– O ser;
– O compromisso;
– O TRABALHO!

E vamos caminhando, semeando …
Que este espaço Cátedra JPM, que a Escola de Medicina agora oferece, seja mais uma “Semente” para a dinamização do papel das humanidades na estruturação da personalidade, do caráter e da prática profissional de cada um de nós:

Que seja afinal, um “Laboratório” de Reflexão e Promoção de cultura humanística!

Contamos com todos, esperando que a viagem, por cada página do site da Cátedra, acrescida de tons de arte e de música, que aqui vos oferecemos, seja uma agradável, desafiante e reconfortante experiência para todos!

E,
SEJAM FELIZES!

Cecília Leão
(Coordenadora da Cátedra)