A CÁTEDRA

Criação da Cátedra

Cátedra Alumni Medicina – Professor Joaquim Pinto Machado criada por despacho RT-04/2018, sob proposta da Escola de Medicina da UMinho

A formação de médicos peritos em ciência, arte e consciência é o desígnio primordial que a Escola de Medicina da Universidade do Minho (EM-UM) tem perseguido desde a sua criação. Para além do domínio do conhecimento científico e do uso da boa prática, pretende-se que os médicos do século XXI desenvolvam a capacidade de compreender cada um na sua singular especificidade e de aceitar todos na sua enorme diversidade.

A prossecução deste objetivo assenta em três pilares fundamentais: uma sólida formação científica, catalisadora do pensamento crítico, da capacidade de atualização permanente e da procura de uma prática baseada na evidência e no conhecimento de base científica; uma exigente e vasta formação prática que inclui o treino sistemático em laboratório de aptidões e, posteriormente, em contexto clínico; uma permanente e reflexiva formação em humanidades que abrange um vasto conjunto de domínios da experiência humana, incluindo o cinema e o teatro, a literatura, a ética, a música, a expressão plástica, a história e a religião.

Do ponto de vista curricular, a EM-UM reconhece a centralidade das Humanidades no currículo médico, dedicando-lhes uma área que se desenvolve ao longo dos primeiros cinco anos do Mestrado Integrado em Medicina. As humanidades surgem assim como uma área nuclear do curso, a par das demais disciplinas que tradicionalmente compõem a formação médica.

A Alumni Medicina, Núcleo de Antigos Estudantes de Medicina da Universidade do Minho, é uma associação sem fins lucrativos que mantém com a EM-UM relações de intensa e profícua colaboração. A associação Alumni Medicina tem-se revelado um parceiro fundamental na manutenção dos laços que unem os antigos alunos à Universidade, mas também na dinamização de atividades de índole científica e cultural em que se destaca a instalação e curadoria de uma galeria de arte no átrio da EM-UM.

No âmbito das relações de parceria e de colaboração entre a Alumni Medicina e a Escola de Medicina da UMinho, e tendo em vista a promoção da manutenção dos laços dos antigos alunos da UMinho, aliada à necessidade de apoiar a investigação sob a forma de bolsas de apoio à investigação e inovação, é instituída a Cátedra Alumni Medicina – Professor Pinto Machado. A Cátedra Alumni Medicina-Professor Pinto Machado tem como objetivo apoiar a investigação e a inovação na área das Humanidades em Medicina, docentes e investigadores da EM-UM que desenvolvam as suas atividades nesta área cuja gestão e coordenação constam de regulamento próprio que faz parte integrante do despacho reitoral de criação da Cátedra (despacho RT-04/2018).

A Cátedra JPM evoca a figura ímpar do Académico e Humanista Professor Joaquim Pinto Machado, mantendo viva a sua memória e correspondendo à expressão do seu espírito holístico que a todos nos estimulava a compreender, a interiorizar e a praticar valores de vida dos quais uma escola médica não se pode alhear. Esperamos desta forma contribuir para a promoção das artes e humanidades como componente fundamental na cultura e enriquecimento pessoal e coletivo de toda a comunidade desta Escola.

Nuno Sousa
(Presidente da Escola de Medicina)