JPM

“Médicos capazes de prosseguir com êxito a sua formação profissional e empenhados em ser, por toda a vida, peritos em CIÊNCIA, ARTE e CONSCIÊNCIA”

Joaquim Pinto Machado

"Nada do que é humano... me é estranho enquanto médico!"

“Médicos capazes de prosseguir com êxito a sua formação profissional e empenhados em ser, por toda a vida, peritos em CIÊNCIA, ARTE e CONSCIÊNCIA”

Joaquim Pinto Machado

"Nada do que é humano... me é estranho enquanto médico!"

Joaquim Pinto Machado

A Cátedra

MENSAGEM DO COORDENADOR | EQUIPA | BOLSAS DE APOIO | ORGANIZAÇÃO | CRIAÇÃO DA CÁTEDRA

A Cátedra Alumni Medicina – Professor Pinto Machado (Cátedra JPM)

A Cátedra JPM evoca a figura ímpar do Académico e Humanista Professor Joaquim Pinto Machado, mantendo viva a sua memória e correspondendo à expressão do seu espírito holístico que a todos nos estimulava a compreender, a interiorizar e a praticar valores de vida dos quais uma escola médica não se pode alhear.

A Missão

A Cátedra JPM assume a missão de estimular a cultura humanística, apoiando formação, investigação e inovação na área das Humanidades em Medicina, docentes e investigadores da Escola de Medicina da Universidade do Minho (EM-UM) que desenvolvam as suas atividades nesta área, sob a forma, designadamente, de bolsas de apoio à investigação e inovação.

“A Música, a Poesia, a Lógica e a Filosofia são, afinal, o que Pierre Mauriac designou como os confins da Medicina, a cujo sol deve aquecer-se a inteligência do médico para se tornar mais fecunda e humana a sua ciência”

Joaquim Pinto Machado

Espaço Cultural

EMENTAS LITERÁRIAS | NO SÓTÃO DO PENSAMENTO | OFICINAS DE LITERATURA E LEITURA

Espaço Cultural, Humanidades em Medicina - Artes e Literatura

Artes e Literatura como componente fundamental na cultura e enriquecimento pessoal e coletivo.

Atividades em curso:
- Ementas Literárias;
- O livro “No Sótão do Pensamento”;
- Oficinas de Literatura e Leitura.

Em Abril de 2018 procedeu-se, na sessão Domínios Verticais, ao lançamento formal do Espaço Cultural “Humanidades em Medicina | Artes e Literatura” com o suporte da Presidência da Escola e da Cátedra Alumni Medicina-Professor Pinto Machado.

A Escola de Medicina orgulha-se do seu modelo bio-psico-social, esperando desta forma

contribuir para a promoção das artes e humanidades como componente fundamental na cultura e enriquecimento pessoal e coletivo de toda a comunidade desta Escola.

“(…) Ciência enquanto expressão do impulso inato do ser humano de conhecer e compreender a realidade, que ao longo dos séculos seduziu e empenhou tantos e tantos num labor apaixonado de dedicação total, a cujos frutos a sociedade de hoje deve muitíssimo do que usufrui.”

Joaquim Pinto Machado

Investigação e Inovação

PUBLICAÇÕES | ESTÁGIOS E DOUTORAMENTOS | CURSOS AVANÇADOS

Investigação e Inovação na área de Humanidades em Medicina

A Cátedra JPM apoia investigação e inovação, assente em três dos pilares essenciais de I&D em medicina:
- BioÉtica médica;
- Medicina narrativa;
- Prática reflexiva.

Promover e expandir inovação em Humanidades Médicas na pós-graduação e na investigação, tendo como objetivo o desenvolvimento científico, a promoção de formação avançada e a divulgação científica na área das Humanidades em Medicina.

Projetos de investigação e de formação avançada em curso:
- A ética como ferramenta basilar no exercício da medicina
- BioÉtica e integridade na investigação científica
- Os Domínios Verticais do curso de medicina da Universidade do Minho
- Ética na prática clínica e na formação médica continua: metodologias de simulação aplicadas à reflexão integrada de casos clínicos.
- Histórico JPM - ECS UM

“Educador deve ser como o Poeta que Torga evoca na sua Canção do Semeador (…). Tudo isto é um sonho? Dirão alguns que não passa disso. Mas “Eles não sabem, nem sonham que o sonho comanda a Vida. Que sempre que um Homem sonha, o mundo pula e avança como bola colorida nas mãos de uma criança (Pedra Filosofal)"…".

Joaquim Pinto Machado

Histórico JPM - ECS UM

RESTAURANTE JPM | TEXTOS JPM | MOMENTOS | NOTA CURRICULAR JPM

Evocando o “Semeador” Professor Joaquim Pinto Machado

A EM-UM, desde a sua fundação, foi pioneira na conceção de uma formação médica holística, assente no modelo antropológico centrado na pessoa e não unidireccionalmente na doença.

Falar deste tema, é evocar o mentor e inspirador do curso de Medicina da UMinho, o Professor Joaquim Pinto Machado que teve particular destaque no lançamento de unidades curriculares, a todo o nível inovadoras e decisivas, para a formação cultural e humanista dos futuros médicos.

“Tão importante como conhecer a doença que o homem tem, é conhecer o homem que tem a doença (…). A competência do médico não se confina às tecnologias biomédicas. São necessários valores, virtudes, atitudes, comportamentos”.

Estes princípios fundadores JPM encontram-se vertidos em numerosos textos/publicações da sua autoria dos quais se incluem, nesta secção, as Ementas Literárias JPM 2004-2007 e alguns dos escritos JPM que reportam à Escola de Ciências da Saúde da UMinho e ao seu curso de medicina.